Maternal

O Maternal da escola Mundo da Fantasia recebe crianças de 1 ano e meio a 3 anos e obedece a um ritmo diário estabelecido pelo educador, tendo como fundamento o respeito ao processo fisiológico da criança e, também, o cuidado com as condições materiais da escola, que deverão ser adequadas a essa faixa etária.

Neste sentido, é importante considerar que a criança até três anos de idade tem um ritmo mais fluido e o brincar dentro e fora da classe não é tão diferenciado como ocorre com as crianças maiores. Uma das diferenças mais importantes (em termos do dia-a-dia de um Jardim de Infância) desta fase, em relação às crianças maiores, é o fato de praticamente não existirem atividades dirigidas, sendo que o enfoque maior e mais importante a ser dado são a satisfação das necessidades básicas da criança, a necessidade do movimento e os cuidados que ela demanda.

Maternal em Piracicaba

O educador procura tratar cada criança individualmente. Troca de fraldas, de roupas, banhos, lavagens de mãos, lanche, colocar e tirar sapatos, são cuidados básicos mais importantes, pelo contato humano, do que qualquer atividade que se possa executar.

Atividades rotineiras devem ser realizadas com calma, e o adulto deve estar inteiramente presente e consciente nesses momentos (como em todos os demais). Nos cuidados cotidianos é que a criança tem a possibilidade de perceber o amor e a atenção que lhe são dedicados. Essas atividades nunca devem ser subestimadas, são fundamentais para que a criança se sinta feliz no mundo em que ingressou. São momentos que oferecem uma possibilidade de dedicação exclusiva e cada instante individual com a criança traz em si a oportunidade de um encontro e de demonstração do amor e respeito que o educador possui em relação à criança. Por isso, todas as atividades de cuidados com as crianças devem ser feitas pelo educador, e não, por uma segunda pessoa, especialmente destinada para esse fim.

“Nos três primeiros anos de sua infância o homem adquire aquela capacidade que lhe dão, aqui na Terra, a possibilidade da existência humana”.

Karl Konig