Jardim I e II

É na solidez e no aconchego do Jardim de Infância, que a Pedagogia faz nascer na criança pequena uma extraordinária segurança e confiança no mundo dos adultos, e no mundo em geral. Ela deve sentir e vivenciar como o mundo é bom, levando este “presente” ao longo de sua vida.

O Jardim de Infância Mundo da Fantasia tem condições de desenvolver um projeto educacional atendendo às necessidades fundamentais da criança pequena, oferecendo uma proposta progressista e científica, sem que, para isso, tenha que abrir mão do humanismo e da visão holística que lhe é peculiar. Para tal, aspectos e detalhes importantes devem ser considerados, o espaço e a localização do Jardim, a contemporaneidade e funcionalidade do projeto arquitetônico, o trabalho de equipe orientado pela solidariedade, a valorização da troca de conhecimentos e da reflexão sobre a prática pedagógica e, sobretudo, o respeito ao aluno como um ser individualizado que é.

Jardim I e II em Piracicaba

Tudo isso é bastante coerente com uma proposta que tem como meta o atendimento integral da criança, preparando-a para a vida, mas não se esquecendo de que é no presente que ele vive.

O educador infantil é figura fundamental nesse processo, uma vez que estará trabalhando com a criança pequena e os pré-requisitos que a capacitam a adquirir esses conhecimentos. Ele deve elaborar seu projeto de trabalho, para atingir objetivos essenciais ao desenvolvimento global da criança, adequando o brincar às etapas pertinentes ao desenvolvimento motor da criança, da sua linguagem e do seu pensar.

O Jardim de Infância Mundo da Fantasia se preocupa em criar para as crianças, o ambiente aconchegante do “lar”, agrupando um número limitado de crianças de idades que variam entre 3 e 6 anos de idade, na intenção de reproduzir o ambiente familiar com irmãos de idades diferenciadas, onde os grandes têm responsabilidades e tarefas mais amplas, inclusive zelar um pouco pelos menores.

As crianças são acolhidas por um educador conhecedor e estudioso do universo infantil, que planeja e cuida para que o dia seja dividido em períodos de várias atividades, onde não devem faltar, entre outros aspectos, inúmeros pequenos deveres entre os alunos como: regar as plantas, arrumar a sala, preparar a mesa para o lanche, guardar os brinquedos. Tudo isso, certamente, sem causar constrangimentos. Devemos frisar que o Jardim de Infância, como o maternal é o prolongamento do lar e não uma antessala do ensino escolar.

O lanche oferecido é elaborado pelas próprias crianças. Durante a semana é servido um tipo específico de cereal para cada dia, sendo que em um dos dias elas participam na confecção dos pães. Muitas crianças almoçam na escola, sendo a alimentação baseada em produtos naturais integrais.

É na solidez e no aconchego do Jardim de Infância, que a Pedagogia Mundo da Fantasia faz nascer na criança pequena uma extraordinária segurança e confiança no mundo dos adultos, e no mundo em geral. Ela deve sentir e vivenciar como o mundo é bom, levando este “presente” ao longo de sua vida.